domingo, 11 de janeiro de 2009

UM DIA

Nosso blog tem alcançado um número de visitas interessante, porém os temas INCLUSÃO e PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS estão longe de ser os temas mais procurados e lidos em nosso país.

Lamentavelmente, apesar de já termos público interessado em debater o assunto, esse número ainda se mostra pequeno e insuficiente para alcançar todas as camadas sociais.Iniciativas políticas e a criação de leis têm se mostrado insuficientes para atender a essa população que possui algum tipo de necessidade especial. Observa-se claramente isso quando, em pleno século 21, em que a tecnologia está na ponta de nossos dedos, ainda há empresas de pequeno, médio e grande portes que não possuem políticas de contratação de pessoas com tais necessidades.
Bem, não sabemos ao certo o que leva essas empresas a criarem essas restrições ou a demonstrarem desinteresse em ter um profissional com necessidades especiais em seu quadro de funcionários, entretanto o que vemos, claramente, é que muitos desses deficientes ainda lutam diariamente para buscar o seu espaço e mostrar para a sociedade que a aparência física não interferirá na sua eficiência como profissional.
Afinal, cabe a cada um de nós ajudar para que pensamentos como esses, que criam barreiras e colocam restrições no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, não continuem. Temos, sim, que avançar na nossa forma de pensar e enxergar o mundo.
Talvez estejamos dando as costas ou fingindo que esse não é um problema nosso, de cada um de
nós. Porém, o mundo dá voltas, e essa falta de oportunidades hoje poderá ser o maior anseio de muitos de nós amanhã..
Vamos, então, criar um ambiente onde todos ganham o direito de crescer. Vamos, diande desse
mundo tão lindo, CRIAR CAMINHOS E MARES DE POSSIBILIDADES a TODOS!
A responsabilidade não é de um governo ou de outro, mas, sim, de cada indivíduo fazer de sua vida um caminho de crescimento capaz de fazer de si um ser observador; e, assim, a partir dessas observações, tornar-se a ferramenta para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.
A criação de ferramentas que possam garantir o direito e dar a liberdade para que possamos discutir temas dessa natureza tem que se reverter em fóruns permanentes de reflexão, dando a oportunidade de essas MENTES BRILHANTES poderem expor suas idéias e participar da criação de uma socidade em que as diferenças são apenas na aparência e não no intelecto.
Por este motivo, eu, Luciano Maçaneiro, lanço a idéia para que cada leitor de meu blog participe da criação e publicação de uma revista mensal chamada “MAR DE POSSIBILIDADES”, escrita não só por mim mas por cada um de vocês. Essa revista não abordará somente os direitos e a inclusão de portadores de necessidades especiais, mas conterá também conteúdos e temas que tornem esse mundo mais digno de ser chamado PLANETA TERRA – O LAR DE TODOS.
Precisamos, sim, a partir de já, buscarmos parcerias e apoio para a criação dessa revista. Contatos para conversarmos sobre essa parceria: flalu_2803@hotmail.com.

sábado, 3 de janeiro de 2009

INCLUSÃO, PALAVRA QUE ENVOLVE COMPREENSÃO!

Inclusão é amor, respeito; é abraçar a causa e ir em frente. É acreditar, apostar na capacidade de todos os seres humanos independentemente da sua dificuldade. É dar oportunidade para que as pessoas possam mostrar suas potencialidades e capacidades..
Só assim vamos nos oportunizar a viver a inclusão e compreender o mundo daquele que todos os dias tem que provar para a sociedade que também é cidadão e possui direitos iguais.
O sucesso da inclusão só será possível quando cada um de nós aceitar as pessoas como elas são, colocando sempre à frente as qualidades e não, os defeitos possuem.
Nesse sentido, é primordial que sejamos parceiros compromissados com esta causa, que sejamos solidários e que respeitemos as diferenças de cada um. Pois a inclusão é algo complexo, mas é de fundamental importância nos questionarmos se estamos colaborando para um mundo de mais inclusão e se estamos aceitando as pessoas como elas realmente são.
Ficam estas perguntas no ar para cada um refletir a respeito.