sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ITAJAÍ


Nesta última semana, nossa cidade foi tomada pelas águas de nossos Rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim. Grande parte da cidade foi afetada e a população vai ter que reconstruir tudo o que perdeu. Está difícil de escrever o que vocês lerão a seguir: é um “vídeo” que mostra o caos que tomou conta de nossas ruas. Infelizmente, acontecimentos como esses tendem a ser cada vez mais comuns em nossa região e em todo o mundo, pois a natureza está dando a resposta a tudo o que nós temos feito ao longo dos anos de ruim e à falta de cuidado com que temos tratado todo o meio ambiente.

Certamente é difícil aceitar que nós temos uma parcela de culpa diante de acontecimentos dessa grandeza, no entanto, situações como essa devem ser tomadas como exemplo para alertar a população que devemos mudar nossos hábitos e, assim, começarmos a agir de maneira positiva, colaborando para que nossa fauna e flora sejam aos poucos recuperadas.
Nossa cidade de Itajaí foi uma das mais afetadas do estado e, infelizmente, percebemos que, apesar de esse tipo de evento da natureza ser previsível devido a nossa posição geográfica, ainda não temos uma equipe que faça esse trabalho de monitoramento dos rios, a fim de avisar a população com antecedência para prevenir e de diminuir os riscos de perdas humanas e danos materiais.
Seria interessante o Governo Municipal fazer um convênio com a nossa universidade, a Univali, para elaborar um projeto e montar uma equipe dessa natureza. Dessa forma, teríamos uma grupo permanente de trabalho, que faria um monitoramento dos rios e as previsões do tempo; esses dados poderiam ser transmitidos para os órgão competentes, o que diminuiria o tempo de tomada das ações, tornando as decisões mais eficazes para nossa população.
Itajaí tem um papel importante na economia do estado de SC e do Brasil, pois nossa cidade contribui com o correspondente a 4% do PIB nacional. Toda essa situação de fortes chuvas trouxe ao Porto de Itajaí grandes problemas estruturais, tendo três de seus quatro berços sido afetados e deixando o porto com suas operações completamente paradas. É importante que medidas urgentes sejam tomadas com objetivo de deixar o porto em condições de funcionamento o mais breve possível, pois os prejuízos diários chegam a US$ 33 milhões.
Vamos torcer para que a nossa cidade e que cada uma das famílias se recupere de suas perdas. Itajaí deu uma verdadeira lição de amor ao próximo, pois nossa população foi para as ruas e, de alguma forma, auxiliou o seu próximo. É claro que tivemos situações lamentáveis, como saques em casas e mercados, porém, vamos ficar imaginando que fatos como esses são isolados, e demos ênfase, sim, àquelas pessoas com espírito de solidariedade.
VAMOS CAMINHAR PARA UM MUNDO MAIS JUSTO, MAIS PREOCUPADO COM O PRÓXIMO.
VAMOS DAR AS MÃOS E FAZER DESTE MUNDO UM LUGAR MELHOR PARA VIVER.

5 comentários:

  1. Lu bjkss pra ti e pra Fla... vai dar td certo!!! fica com DEUS!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem.
    Gostei muito do texto.
    beijos querido.
    te amo Flá

    ResponderExcluir
  3. Lu A UniAõ FaZ a FoRçA!!!!
    BJkssss

    ResponderExcluir
  4. eu apertei varias fezes para vc ta tiooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Infelismente o q aconteceu em Itajai foi um pesadelo, deixando muita gente desabrigada :/

    ResponderExcluir