quarta-feira, 19 de novembro de 2008

VIDA: SER x TER


Em um mundo em que as possibilidades parecem estar tão próximas de todos e ao mesmo tempo distantes, SER e TER se tornaram peças do quebra-cabeça das nossas vidas cotidianas.Esse mundo globalizado, inteligente e moderno parece, em algumas situações, não ter evoluído, ou, ainda, ter regredido.Quando afirmamos que esse mundo é moderno e inteligente, logo imaginamos que vivemos em um lugar onde tudo é compreendido e cooperativo e, então, deveríamos conhecer e saber lidar com situações diferentes de nossa rotina diária. Porém, percebemos em seguida que, apesar de vivermos em comunidade, em alguns momentos agimos como seres individualistas.Todos os dias quando acordamos e nos preparamos para mais um dia de atividades, certamente poucos são os dias em que agradecemos a Deus por esta vida maravilhosa e cheia de possibilidades que temos a nossa frente. E, então, cada um deixa os seus lares e parte para mais um dia de intensa atividade. E aí, sim, estando nas ruas, é possível perceber que este mundo tão avançado em alguns aspectos parece, em determinadas situações, ainda estar na idade da pedra.A afirmação é correta quando caminhamos pelas ruas e vemos situações como um carro com uma pessoa fisicamente normal sendo estacionado em uma vaga para portadores de necessidades especiais! Isso em pleno século 21, em que a modernidade está em nossas mãos e muitos de nós temos acessos a vários tipos e meios de comunicação e informação; e, mesmo assim, parecemos desconhecer que, no mundo, temos mais de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, e que, com essa ação simples de estacionar o veículo, tiramos muitas vezes a possibilidade de alguém com algum tipo de deficiência fazer o mesmo.Nota-se que esta mesma modernidade que nos encheu de possibilidades, ao mesmo tempo, parece ter esquecido que vivemos em um mundo coletivo, onde necessitamos uns aos outros.Talvez o erro esteja em alguns pontos, como, por exemplo, competir. Se notarmos, o mundo tem caminhado para uma série de competições e isso tem levado muitos de nós a esquecer ou não perceber que competir é preciso, sim, porém, durante as competições diárias, sejam elas quais forem, não precisamos abandonar nosso espírito cooperativo e coletivo.Se desejamos um mundo onde as possibilidades estejam ao alcance de todos, é importante perceber que somente TER nos torna pessoas vazias, pois somente a UNIÃO de SER com TER fará de nós pessoas felizes e capazes de compreender, entender e valorizar o que está a nossa volta.

7 comentários:

  1. Acho que este mundo globalizado e tão moderno, nos fez esquecer dos nossos valores.

    BJKS... FÊ!!!

    ResponderExcluir
  2. A grande questão que envolve este tema, passa obrigatoriamente pela perda de valores morais, culturais e de educação que a sociedade dita "moderna" está abandonando.
    Assim sendo,não se trata apenas de uma questão de modernidade,globalização e a velocidade da informação que nos torna seres individuais e de certa forma,egoitas.
    É o medo, o pavor e a insegurança que cada vez mais nos cerca, e o único refúgio, muitas veze igualmente violado é o nosso lar, ou seja, o nosso ninho, que cada vez mais está cercado com muros,cercas e uma parafernalha de equipamentos de segurança.
    Portanto, fica para reflexão.

    Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.

    HEDER

    ResponderExcluir
  3. A questao da competição abordada, é muito importante para ser refletida, pois vivemos em um mundo capitalista, e as pessoas pensam muito em competir e conquistar valores, que apenas o dinheiro lhe dará, como prestigio, conforto, fama. Axo q falta senso critico ás pessoas, vivemos em pleno sec 21 e mesmo assim esquecemos de nossos valores, pq estamos "competindo"


    BY Puga

    ResponderExcluir
  4. Lu, eu sabia que vc tinha muitos dons, mas o de escrever, eu nao sabia que era tão aguçado...
    Vc eh especial para todos os que rodeiam,vc sabe disso.
    e sabe tbm que apesar de longe, nossa amizade nunca se foi embora.

    bjooo

    ResponderExcluir
  5. LÚ , as pessoas especias , não são especias sómente no fisico , elas são especiais pelo ser amor , carinho , amabilidade e acima de tudo porque sua missão é fazer nós , sabermos o quanto somos cegos , egoistas , ingratos , e individualistas , por isto DEUS coloca pessoas como vce em nossas vidas para ver se aprendemos algo através de sua vida.... DEUS o abençoe e creia ja és um Grande Vencedor .... Amo sua Vida em Cristo Jesus... pelo que ja te conheço e que ainda realizaras....... ANDRÉ LUIZ

    ResponderExcluir
  6. Lu to aqui ligada ainda tá?
    mudasse de número? me passa teu numero novo.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Grande texto Luciano, é importante sempre lembrar que existem várias possibilidades e caminhos diferentes para aproveitá-las, o importante é manter a ética em nossas ações para não prejudicar outras pessoas.

    Obs.: te adicionei no msn seu falador

    Um abraço e até segunda na fisio

    ResponderExcluir