sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

HAITI – A REALIDADE DE UMA CONSCIÊNCIA QUE AINDA NÃO DESPERTO


Bem está semana fomos surpreendidos com mais uma catástrofe natural no Mundo, lamentável para aquele povo Haitiano que já sofre há décadas por políticas publicas completamente ineficientes e sem qualquer planejamento.

As pouquíssimas e precárias estruturas publicas que se tem no país em sua grande maioria viraram ruínas. Tornando a situação que já se arrasta há décadas ainda mais caótica.

E agora países do Mundo todo se unem na vontade de enviar dinheiro, suprimentos e alimentos aquele povo tão sofrido.

Mais tem um situação em particular que me incomoda, e ver que muitos países e seus respectivos chefes de estado resolvem em um momento como esse fazer política com suas doações, parece que nem em momento de profundo desespero onde milhões de vidas já foram perdidas e outras ainda estão em jogo com grande risco de epidemias que podem surgir não se sensibilizam.

Apesar de ser extremamente correto as doações neste momento, fico me perguntando porque não se fez doações antes desta catástrofe? Talvez, desejo estar enganado nesta minha colocação, mais antes do terremoto qualquer doação que fosse feita não teria o mesmo alcance na mídia, então isso acaba não despertando o ser solidário.

Independente da catástrofe aquele povo amarga uma situação de miséria a décadas, e embora tenhamos grupos que fazem serviços voluntários maravilhosos, eles com certeza não conseguem alcançar a toda a população já que grande parte dela vive abaixo da linda da pobreza.

Não basta doar, países do Mundo inteiro têm que se unir em um grande projeto de construção daquele país. Consolidando políticas fortes e eficientes em todos os níveis desde saúde, educação até emprego e geração de renda criando um país sustentável.

Catástrofes como esssas devem servir para nos como reflexão, para que cada um de nos perceba como vivemos em um mundo onde todos somos interligados em algum grau, e que o que acontece com meu próximo de bem ou de ruim de alguma forma afeta o nosso cotidiano.

VAMOS VIVER PARA APRENDER E RECONHECER QUE SOMOS FALHOS SIM, PORÉM TEMOS A HUMILDADE EM RECONHECER NOSSOS ERROS E TRANFORMA-LOS EM ATITUDES CAPAZES DE COLABORAR COM TODOS NOS... VIVA A VIDA DE MANEIRA INTELIGENTE... LEMBRE-SE AO SEU LADO A UM AMIGO QUE TALVEZ PRECISE MAIS DE VOCÊ!

POIS NESTA VIDA, ONDE A UMA CORRERIA DESENFREIADA EM BUSCA DO TER, ESQUECEMOS DA VERDADEIRA ESSÊNCIA DE NOSSA VIDA QUE É SER!

Um comentário:

  1. Olá Luciano, Boa noite!
    Excelente este; ótimo para despertar a humanidade para que seja solidária quanto às urgentes necessidades das pessoas tanto de perto, quanto de longe.
    Creio que o mundo está sendo sacudido emocionalmente para ter uma consciência de maior fraternidade.
    Abraços.
    Sonia

    ResponderExcluir