quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CULTIVAR A SOLIDARIEDADE


Nos últimos anos, cada vez mais estamos perdendo os valores que realmente são importantes. O agito diário e as inúmeras tarefas que estamos assumindo nessa vida capitalista têm nos tirado um tempo precioso para que possamos refletir sobre o mundo a nossa volta. E valores que seriam realmente interessantes de serem cultivados têm se perdido. Os indivíduos têm que a cada dia trabalhar mais e mais para poder sustentar suas famílias, por necessidades, por desejos, por sonhos. Porém, se pararmos para analisar, há alguns objetivos que não são, em sua essência, vontades ou anseios nossos, mas, sim, desejos que essa sociedade capitalista coloca para nós como algo importante.
Muitas vezes nos deparamos com situações realmente absurdas. Para uma sociedade que tem sido educada para consumir mais e mais, tudo parece comum e correto. Esquecemos, porém, que vivemos em um planeta e que todos os recursos naturais que nele temos são esgotáveis, ou seja, se não utilizarmos esses recursos de maneira equilibrada e com consciência, mais cedo ou mais tarde teremos ausência desse recurso no planeta, causando assim um desequilíbrio em toda a cadeia.
Estamos chegando aos últimos dias de 2008, e, lamentavelmente, tivemos nossa região afetada pela maior enchente dos últimos tempos. Antes que a enchente chegasse, era visível perceber nas pessoas que sua principal preocupação era com os presentes para seus familiares e amigos e com os preparativos para a ceia do Natal. No entanto, a enchente chegou, tomou conta de 80% da cidade de Itajaí–SC e, com isso, uma grande parte dos indivíduos começou a perceber que TER sem SER não significa muito; pois, tudo aquilo que muitos levaram meses ou anos para construir, a enchente levou em poucas horas; ela não pediu licença para invadir nossas casas; ela separou famílias e deixou milhares de desabrigados em todo o nosso estado e, ainda, dezenas perderam suas vidas.
Muitas vidas foram perdidas. E, agora, neste momento, pergunta-se ou se procura pelos culpados dessa tragédia. Entretanto, seria interessante se cada um de nós fizesse uma análise de nosso comportamento e buscasse dentro de cada um de nós a nossa parte na culpa por ação ou omissão. Certamente, de uma forma ou de outra, todos nós contribuímos para que a natureza agisse dessa maneira tão dura conosco.
Todavia, mesmo em tragédias como essa, em que vidas foram ceifadas abruptamente, é possível extrair aspectos positivos.
O Natal inspira justamente o espírito de doação, de colaboração, de ajuda, de auxílio ao irmão mais próximo, conhecido ou não.
O Natal é justamente tempo de darmos aquilo que temos sem esperar algo em troca.
O Natal é ser solidário estendendo a mão e dando aquilo que nosso irmão necessita.
Nessa enchente, os valores capitalistas foram levados pelas águas na sua grande maioria, e ficamos com a verdadeira e única essência do NATAL: o ESPÍRITO DE SOLIDÁRIEDADE, a COMPAIXÃO e a UNIÃO, pois cada um de nós se doou e auxiliou na necessidade do próximo.
O NATAL PASSOU A SER NATAL.
NAS TRAGÉDIAS, DESCOBRIMOS QUE A PERDA PODE E TRAZ ESSINAMENTOS, QUE AO LONGO DA VIDA VAMOS AOS POUCOS ESQUECENDO. POR ISSO, FAÇAMOS DESSE MOMENTO TRISTE UM MOMENTO PARA APRENDER E ENSINAR A SERMOS CADA DIA MAIS E MAIS SOLIDÁRIOS. POIS A VERDADEIRA CONQUISTA NÃO ESTÁ EM TER E, SIM, EM FAZER DO SEU SER UM VERDADEIRO CAMINHO DE SABEDORIA, ONDE SUA ESCOLHA FICARÁ SEMPRE EM GESTOS SIMPLES QUE CERTAMENTE MUDARÃO VIDAS PARA SEMPRE.

5 comentários:

  1. HOLA FELIZ NATAL O NATAL E ESPESIAL PARA VC O NATAL É UM SIBULU QUE É ESPESIAL DE MAIS PARA TODA A NOSSA FAMILIA QUE VC MAIS GOSTA O NATAL É UM DIA DE GANHAR MUITOS BRESEMTES COMO A FAMILIA REUNIDA PARA UM JANTAR DE NATAL O SIMBULOS DO NATAL E AMAR E AMOR E PAZ QUE É O MAIS EMPORTANTE QUE TEM QUE TA NO NOSSO CORAÇÃO E JUSUS E DEUS EA NOSSA FAMILIA TENHA UM TIMO NATAL PARA VCS TA TIO MUOTOS BEIJO NO SEU CORAÇAO

    ResponderExcluir
  2. O tio vc pode me dar um cachorrinho so que eu quero um cachorro que seje menina ta ou uma maquina de bater foto ta e tenha um feliz natal muitos beijos para vcs e para a deby amo adeby e vcs porfavor escolhe o cachorrinhooooo

    ResponderExcluir
  3. Infelismente tem gente q naum tem noção do q é ser solidario e acha q ajudar custa!!! Mais tem muita gente q em vez de ajudar, deboxxxa, tira sarro.. Mais naum temos q se preocupar com esses tipos de pessoas pois aquele lá de cima naum dorme e esta muito bem vendo oq estão fazendo ou deixando de fazer!!!
    Bjuxs te adorooo Luh

    ResponderExcluir
  4. tem gente que diz que pobre nao perde nada porque nao tem! isso porque nao sabe quanto custo o pouco que eles tem!beijox!

    ResponderExcluir