segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vida de um Poratador de Necessidades Especiais


Caros amigos como qualquer pessoa tenho minha rotina de atividades, trabalho, fisioterapia e lazer com a familia.


Bem é engraçado estamos aí em pleno século 21, onde a informação circula de várias formas em uma fração de segundos, conseguimos acompanhar um fato que esteja acontecendo do outro lado do Mundo...


Mais por outro lado parece que algumas informações importantes parecem se perder no meio do caminho, ou as pessoas ditas "normais" não dão a devida importância dificultando a Vida de quem já tem que superar obstáculos a todo tempo...


Sabemos que a milhões de deficientes no mundo todo, porém vou resaltar fatos que até parece piada na cidade onde resido que tem pouco mais de 180 mil habitantes, porém com certeza reflete bem a realidade mundial.


Nos ultimos anos tem sido circulado com maior facilidade e preocupação informações entre nós dando a importância de cuidarmos dos ambientes e prédios públicos com maior grau de acessibilidade, promovendo o acesso a todos, porém essa realidade apesar de ter melhorado satisfatóriamente na última década ainda está muito londe de ser a ideal...


Fatos verídicos para reflexão:


Em minha cidade há pelo menos 02 Hipermercados conhecidos, vou declarar fatos que acontecem com frequencia comigo...


Ambos tem aproximadamente de 600 a 800 vagas para estacionamento de veículos, porém só 2 vagas de deficientes, o número talvez fosse suficiente se realmente só os deficientes estacionassem nestas vagas;


Porém embora as duas vagas estejam bem sinalizadas parece que a presa ou realmente a falta de sensibilidade faz com que as pessoas estacionem nas vagas... esquecendo que a qualquer momento o Luciano e sua família ou qualquer outro deficiente precise estacionar...


Minha chegada: dezenas de vezes já chequei e as duas vagas estão ocupadas graças a Deus mesmo caminhando com muletas tenho a possibilidade de caminhar e por isso coloco em outras vagas, mais o engraçado é que 90% das vezes veículos que ali estão não são de deficientes


Há dias que estou afim de fazer meu direito valer...


e então determinada vez cheguei a esse supermercado e as vagas estavam ocupadam, sai do carro, peguei minhas muletas e dei uma olhada nos veículos, para minha tristeza mais uma vez os carros não tinham nenhum adesivo ou adaptação...


Então resolvi fazer uma "Sacanagem" fiquei curioso para descobrir qual era a possivel deficiência daquele ser tão apresado, que já não era a primeira vez que ali se encontrava aquele veículo...


Então estacionei meu veículo atras dele de forma que só saíria se fosse retirado o veículo que eu estava....


Para minha surpresa assim que saí do carro, e estava fechando a porta o homem apareceu, com apenas uma pequena sacola nas mãos... Então eu vagarosamente passei por ele:


Segue diálogo:


Seu fulano: Boa Tarde, esse carro é do Sr.?


Luciano: Sim é meu (Tava com vontade de rir)


Seu fulano: Você percebeu que estacionou atrás de meu carro?


Luciano: Sim. E você percebeu que estacionou em uma vaga para deficiente?


Seu fulano: Há! pois é; acabei de ver a placa, é que eu estava com presa e deixei aqui...


Luciano: Sim compreendo,


Seu fulano: Você poderia retirar seu carro para mim sair?


Luciano: Caro amigo se não fosse minha presa até eu tiraria, porém estou com presa!!!


Seu fulano: Mais estou com presa


Luciano: Caro amigo já não é a primeira vez que você estaciona nesta vaga. Você está sempre com presa?


Seu fulano: Sim sou uma pessoa muito atarefada...


Luciano: Caro amigo me permita afirmar que: Sua presa não pode tirar o direito de ir e vir das outras prssoas, sua anciedade não pode lhe tornar cego a ponto de você perder a capacidade de reconhecer seus direitos e principalmente seu dever como cidadão. Por esse motivo e para seu bem pessoa gentileza que aguarde eu fazer meu compromisso e logo retornarei...


Seu fulano: (Profundo silêncio)...


30 minutos depois retorno o seu fulano estava lá pacientimente esperando e gentilmente me ajudou a entrar em meu carro dizendo:


seu fulano: Me desculpe pela minha falta de sensibilidade e minha incapacidade em perceber que estava agindo de maneira fria, e sem pensar no próximo. Seu castigo me fez perceber de que a rotina diária me fez esquecer pequenos gestos.


Bem pessoal essa é um pequena demonstração de situações na vida cotidiana de um portador de necessidades especial, e é resposabilidade de cada um de nós ajudar para que no futuro fatos como estes se tornem casa vez menos comum, pois é de extrema importância que em um mundo com tantas qualidades possamos oportunizar a todos sem distição a liberdade de ir e vir...


Pois é importante lembrar que deficiente também paga seus impostos, tem sonhos, familias e desejos a realizar...


Deficiente assim como qualquer outra pessoa tem seus medos e desafios a superar...


Além das limitações sejam elas quais forem o deficiente ainda tem que mostrar para sociedade que merece uma oportunidade, não por pena, e sim por merecimento...


Jamais tenha pena de um deficiente, pois pena devemos sentir daqueles que tem todas as oportunidades na vida físicas e intelectuais e mesmo assim ele prefere ficar de favor para está sociedade.


O sentimento de pena não nos torna mais nobres, pois somos nobres quando somos capazes de reconher que atrás de um corpo aparetimente frágil por sua deficiência se esconde um profissional capaz de realizar a tarefa que buscamos com extrema capacidade.



A Todos os amigos e leitores do blog espero que gostem de mais esse texto e fica o pedido para que sempre que possível deixem suas doações atraves do sistema Pagseguro.


Luciano



Nenhum comentário:

Postar um comentário